quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Jens Ritter

Hoje o post é sobre um luthier da nova geração que eu admiro bastante. Trata-se do alemão Jens Ritter conhecido por produzir não apenas excelentes intrumentos, mas obras de arte. E ele pode se gabar disso, pois um dos seus baixos faz parte da mostra permanente do Smithsonian Museum em Washington D.C.

Ritter nasceu em uma família de carpinteiros e recebeu os primeios ensinamentos do seu pai e do seu avó. Quando criança fazia arcos e flechas de madeira para brincar. Aos 7 anos fez seu primeiro instrumento musical com restos de materiais para um projeto da escola. Começou a tocar baixo na adolescência e a modificar seu próprio instrumento. Insatisfeito com o baixo que tinha e sem dinheiro para comprar um melhor, começou a fabricar baixos para ele e para os amigos. Complementando sua formação, Ritter estudou artes, fabricação de violino e engenharia mecânica. Estabeleceu-se profissionalmente como luthier em tempo integral no final dos anos 90.

Ritter mostrou seus instrumentos para Dirk Groll, editor da revista Gitarre & Bass, para saber sua opinião. Algumas semanas depois, estampava um artigo de 5 páginas na revista e havia se tornado um "bass builder".
  
 

Ritter tem um estilo bem característico, com design baseado em linhas modernas e assimétricas e que se destaca pelo acabamento impecável. Além disso, seus instrumentos chamam a atenção pela elegância. Alguns baixos tem peças e incrustações em ouro e também incrustações de diamente.


 
A maioria das peças dos seus instrumentos são de fabricação exclusiva, incluindo captador, ponte, alavanca para baixo e até mesmo as cordas. Veja a seguir algumas jóias fabricadas por Ritter, começando pelo último lançamento:

Baixo R8






  

Baixo Roya













Baixo Cora





Baixo Jupiter






 
Baixo Okon




Baixo Seal





Apesar de ser especialista em baixos, recentemente Ritter começou a produzir guitarras também (a partir de 2010, se não me engano).

Guitarra Princess Isabella









Guitarra Monroe







Outros instrumentos:










Fiquei pensando se havia algum baixo Rittter no Brasil dado o preço e raridade. Pesquisando na internete, fiquei sabendo que o PJ, baixista do Jota Quest, possui vários baixos (uns 4 pelo menos). PJ viu um baixo do Ritter numa revista há vários anos e imediatamente ligou interessado em adquirir um instrumento. Acabaram se tornando amigos e o PJ tornou-se uma espécie de piloto de testes. Ritter já foi em vários shows que a banda fez no exterior e tem notícia de que trabalha numa série especial para o baixista.

   

Os preços dos instrumentos são a partir de 4 mil Euros e aumentam conforme as especificações do cliente, o que sinceramente não acho caro pela qualidade e exclusividade (PS: não que eu tenha dinheiro para adquirir um desses) . Maiores informações no site da Ritter Instruments.

\m/

2 comentários:

  1. Hahaha...não é caro realmente, pelo trabalho, masssss...é pra se pensar mt pra dispôr assim dessa quantia.
    E caracas, o trabalho do cara é animal mesmo, admirável as linhas, as curvas. Fera demais!!!

    Aquele branco com dourado é bonitaço, apesar de eu não curtir tanto instrumentos brancos.
    Lembro de termos visto videos sobre esse cara, boto mta fé no trabalho e realmente, pela exclusividade e tudo, o valor é até razoável.

    Mt legal o post!
    ;]

    BjoteAmo!

    ResponderExcluir
  2. O trabalho do cara é realmente impressionante. Não é exatamente o estilo que pretendo seguir (eu gosto mais do estilo clássico / vintage), mas tenho muito para aprender com ele.

    Não saberia qual escolher. Eu gosto muito do todo branco, inclusive ferragens e captadores, que ele chama de The Bone. Gostei também daquela guitarra com um visual meio que usada e também da azul e da laranja.

    Realmente não é caro para um músico profissional e levando em consideração que o cara está bem famoso no meio.

    BjoteAmo!

    ResponderExcluir